Pular para o conteúdo

Inscrição CPF

Veja como fazer sua Inscrição CPF através do site oficial do governo e ter seu documento nacional.

Inscrição CPF

A nova carteira de identidade terá um número único que serve para Cadastro de Pessoa Física e também como documento de identidade, desta maneira não será mais necessário fazer dois número um para documento que comprove idoneidade e outro registro de identidade.

Porém, ainda é possível solicitar o cartão separado da cédula de identidade por meio da Receita Federal, Gov.BR e também nas Agências dos Correios, o número deve ser o mesmo da Carteira de Identidade (RG), bem como as pessoas que tiveram a cédula antiga podem solicitar segunda via do CPF no mesmo sistema, na internet ou Agências dos Correios.

A partir do ano de 2019 (dois mil e dezenove) para fazer a Declaração do Imposto de Renda (IR) é necessário o Cadastro de Pessoa Física de todos os integrantes do Grupo Familiar, aqueles que já possuem a nova cédula de identidade não precisa solicitar CPF apenas se preferir um cartão único para o documento.

Confira, mais informações sobre CPF neste artigo do Serviços do Brasil!

Inscrição CPF

Por que não é mais necessário solicitar um número de Cadastro de Pessoa Física?

O novo RG ou Carteira de Identidade deve ser um único número que une os dois documentos, ou seja o único registro servirá tanto para identificação do cidadão brasileiro com foto e digitais do portador quanto para comprovar idoneidade e fazer prestações e financiamento.

Para que serve o Cadastro de Pessoa Física?

O CPF serve para comprovar idoneidade do cidadão, por meio do Cadastro de Pessoa Física é declarado o Imposto de Renda, nas principais capitais brasileiras também é utilizado o número do CPF na consulta SERASA, ou seja sempre que precisar fazer financiamento ou prestação, cartão de crédito e outras transações é necessário utilizar o Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Como solicitar o Cartão Com Número do CPF na receita ou site Gov.BR ?

É possível utilizar o site da Receita Federal ou Gov.BR para fazer inscrição de primeira e segunda via do Cadastro de Pessoa Física (CPF), o formulário também continua disponível nas Agências dos Correios, para obter o Cartão Azul do CPF basta solicitar nas Agências dos Correios o formulário. Confira, como solicitar CPF por meio da internet:

  1. No site Gov.Br o usuário é direcionado para página de preenchimento do formulário do Cadastro de Pessoa Física (CPF): www.servicos.receita.fazenda.gov.br. Na página de Inscrição do CPF preencha todas as informações solicitadas no formulário.
  2. Tenha em mãos um dos documentos necessários para o cadastro do documento, tenha em mãos o Título de Eleitor, documento obrigatório para preenchimento do formulário de Inscrição do CPF, caso tenha perdido a cédula o número pode ser obtido por meio do número do CPF no site do Tribunal Eleitoral.
  3. Depois de preencher todas as informações do formulário de Inscrição do CPF clique em enviar. Boa sorte!

Como imprimir comprovante de inscrição do CPF?

No site da Receita Federal www.receita.fazenda.gov.br, informe CPF, Titulo de Eleitor, Nome da Mãe, Data de Nascimento e pressione o botão ENVIAR.

Como fazer o novo RG Carteira de Identidade?

A nova Carteira de Identidade ou RG será um número único que também terá validade como Cadastro de Pessoa Física (CPF), o documento tem validade nacional e une todos os documentos das diferentes regiões do país, é mais seguro e livre de fraudes, continua sendo emitido por meio da Secretaria de Segurança dos Estados e Poupa Tempo. Confira como fazer agendamento para tirar o Novo RG no Poupa Tempo:

  1. Digite no navegador do computador o site do Poupa Tempo: www.pouipatempo.sp.gov.br.
  2. Pressione o Botão RG e Documentos Pessoais.
  3. Role um pouco a página e pressione o botão ” Quero Agendar Meu RG”.
  4. Pronto, prossiga fazendo o agendamento do RG.

Por que o novo RG é mais seguro e vale como CPF?

O novo RG ou Carteira de Identidade é mais seguro porque será emitido um único número e utilizado sistema nacional, o registro anterior ficava apenas a nível das secretarias de segurança de cada estado que continuam emitindo a cédula.

Com a criação do novo sistema convencionou-se utilizar um único número para consulta da Receita Federal, responsável pelo recolhimento do imposto de renda.

Depois que fizer o CPF é obrigatório Declara o IR?

A declaração do Imposto de Renda deve ser feita apenas por pessoas com rendimento maior do que 2 salários mínimos, ou que seja proprietários de imóveis, os demais contribuintes são isentos da declaração e podem solicitar para que o operador de caixa registre nota fiscal sempre que fizer compras em estabelecimentos comerciais, desta maneira já é feita a isenção de declaração de IR.

Marcações:

Deixe um comentário