O Cadastro Único é realizado pelos Centros de Referência Sociais, o CadÚnico permite os cidadãos brasileiros que estão incluindo no perfil Bolsa Família receberem o benefício, ao fazer o Cadastro Único no CRAS os beneficiários recebem um Número de Inscrição Social chamado de NIS, o mesmo número do cartão bolsa família.
Na Caixa Econômica Federal são cadastradas todas as informações dos Centros de Referência Social com o Número de Inscrição Social, quem possui o Número de Inscrição Social (NIS) é o responsável pelo grupo familiar, desta maneira crianças menores de 18 anos de idade incluídas no grupo familiar não poderão ser responsável pelo Cartão Bolsa Família e por isso não possui NIS.
Quando o responsável pelo Grupo Familiar é empregado, o Número de Inscrição Social (NIS) vira PIS, o usuário perde o benefício Bolsa Família, as informações do Grupo Familiar continuam na base da dados da Caixa, para receber o auxílio assistencial os responsáveis por grupos familiares que tiveram o benefício suspenso deverão utilizar o Número de Inscrição Social ou informações da Caixa que são ativadas por meio do Número do CPF, assim que a solicitação do auxílio for pedida no aplicativo.
Como Consultar Cadastro Único?
O Cadastro Único somente pode ser consultado por meio dos Centros de Referência Social ou nas Centrais de Atendimento da Caixa e na página “Cadastro Único Caixa”, rolando a página é possível encontrar acesso a página de Facebook Caixa e Twinter com informações e atendimento chat.
Ligue Caixa 0800 726 0207
SAC 0800 726 0101
Ouvidoria 0800 725 7474
Quem pode se inscrever no Cadastro Único?
Todo grupo familiar que se encaixe no perfil do Bolsa Família ou em ouros benefícios dos Centros de Referência Social (CRAS) , o Cadastro Único somente pode ser realizado nas Centrais de Atendimento CRAS, podem ser inscritos pessoas com renda familiar de até meio salário mínimo e renda familiar total de até três salários mínimos.
⇒Bolsa Família Pessoas Com Renda Familiar de Até Meio Salário Mínimo e
Pessoas que se enquadre no Perfil de Pobreza e Extrema Pobreza.
Veja, todos os benefícios incluídos no CadÚnico:
- Programa Bolsa Família;
- Benefício de Prestação Continuada;
- Tarifa Social de Energia Elétrica;
- Minha Casa Minha Vida;
- Bolsa Material Escolar;
- Carteira do Idoso;
- Aposentadorias Para Pessoa de Baixa Renda;
- Programa Cisternas;
- Água Para Todos;
- Bolsa Verde (Programa de Apoio à Conservação Ambiental);
- Bolsa Estiagem;
- Programas de Fomento às Atividades Produtivas Rurais/ Assistência Técnica e Extensão Rural;
- Programa Nacional de Reforma Agrária;
- Programa Nacional de Crédito Fundiário;
- Crédito Instalação;
- Carta Social;
- Serviços Assistenciais;
- Programa Brasil Alfabetizado;
- Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI);
- Identidade Jovem (ID. Jovem);
- ENEM.
Como fazer o Cadastro Único?
Para realizar o Cadastro Único é necessário comparecer a uma das unidades dos Centros de Referência Social (CRAS) que estão localizadas nas regiões mais pobres dos estados brasileiros, também é possível fazer o cadastro para programas dos Centros de Referência Social em prefeituras e unidades móveis, por meio de Assistentes Sociais em Comunidades Quilombolas e Tribos Indígenas.
⇒CadÚnico é realizado nos Centros de Referências Sociais, Prefeituras e Subprefeituras.
Documentos Obrigatórios
Para realizar o cadastro o responsável pelo Grupo Familiar deve apresenta todos os documentos que informam o número dos integrantes da família e rendimentos familiares, se houver, para as famílias de baixa renda, para obter o benefício de isenção do pagamento da Conta de Luz é necessário apresentar uma xerox da conta.
A conta de luz e outras correspondências também pode ser utilizada como comprovante de residência, documento obrigatório para o Cadastramento nos Centros de Referência Social. veja, os documentos obrigatórios para realizar o Cadastro Único:
- Comprovante de Endereço, de preferência conta de luz para inclusão no Programa Tarifa Social de Energia Elétrica;
- RG ou Certidão de Nascimento de Todos os Integrantes do Grupo Familiar.
- Certidão de Casamento (Casados).
- Comprovante de Matrícula Escolar de crianças e jovens de até 17 anos de idade ou boletim escolar, caso não tenha comprovante é necessário informar o nome completo da escola onde a criança estuda, bem como a série que frequenta.
- Comprovantes de Rendimento, caso possua algum rendimento ( Carteira de Trabalho, Holerite ou Extrato de Conta Bancária).
Documentos Não Obrigatórios
- Não é preciso apresenta outro comprovante de residência em caso de utilização da Conta de Luz para inclusão do Programa Tarifa Social de Energia Elétrica;
- Não é preciso apresentar RG de pessoas que estão sendo excluídas do Grupo Familiar ou que não moram mais na mesma residência.
- Não é preciso apresentar diplomas ou histórico de escolaridade.
Quem mora sozinho pode se inscrever no Cadastro Único?
Quem mora sozinho poderá se inscrever no Cadastro Único por meio das unidades de Centros de Referência Social ou Subprefeituras são chamadas de famílias Unipessoais, para o cadastramento no Bolsa Família o Grupo Familiar é considera como grupo de um único integrante. O rendimento deve ser igual a meio salário mínimo, é necessário se enquadrar no grupo de vulnerabilidade social pessoas com baixa renda, pobres ou extremamente pobres.
O cidadão com mais de 65 anos de idade também poderá utilizar o benefício da Lei Orgânica (LOAS) e é considerado família com um único integrante caso more sozinho e terá o benefício recebido por meio da aposentadoria LOAS, neste perfil também se enquadram os deficientes físicos que não possuem mais integrantes no Grupo Familiar.
O que é NIS CadÚnico?
O NIS é o Número de Inscrição Social, ao realizar o Cadastro Único o responsável pelo Grupo Familiar recebe um número que é o número do cartão bolsa família, chamado de Número de Inscrição Social ou NIS.
O CadÚnico é o Cadastro Único do Grupo Familiar realizado nos Centros de Referência Social, ele possui informações sobre todos os integrantes do Grupo Familiar, além dos Centros de Referência Social também poderão realizar o CadÚnico Sub. Prefeituras e Prefeituras de Municípios.
As Unidades Móveis de Centros de Referência Social são utilizadas em comunidades de difícil acesso, as Tribos Indígenas e Comunidades Quilombolas poderão realizar cadastro por meio de Assistentes Sociais ou Atendentes dos Centros de Referência Social que acompanham grupos de assistência as localidades de difícil acesso por meio de embarcações e outros.